quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Quando o Brasil se tornará uma nova Cuba?

Saúde no Brasil e em Cuba: dados dos últimos anos
Por Renato Nucci Jr  no Diário Liberdade

Na disputa presidencial de 2014, a oposição capitaneada pelo PSDB, cuja principal classe-apoio é a pequena-burguesia reacionária, para angariar mais votos acenou com o fantasma do Brasil se tornar uma nova Cuba. A pequena ilha caribenha se tornou, na boca e na pena de articulistas da direita raivosa, a encarnação de todo o mal que existe no planeta. Miséria, pobreza, autoritarismo e censura à imprensa. 

Para acalmar vossas consciências e esclarecer os proletários que compram esse discurso por desconhecimento, indico aqui algumas das condições para o Brasil se tornar uma nova Cuba.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando o Banco Mundial declarar que nosso país tem o melhor nível educacional da América Latina.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a OMS (Organização Mundial de Saúde), declarar que o nosso país alcançou a maior proporção de médicos por habitante.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando o governo federal construir uma universidade de medicina gratuita dedicada exclusivamente a formar jovens de outros países, principalmente pobres e sem recursos.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando formos capazes de enviar equipes médicas para outros países que sofrem com catástrofes naturais, como o terremoto no Haiti, ou com epidemias fora de controle, como o ebola na África.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando nossa taxa de mortalidade infantil for de 4,9 crianças por mil nascidas vivas, a menor de todo o continente americano.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a expectativa de vida chegar a 79,07 anos, colocando-nos no nível dos países mais avançados.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a taxa de alfabetização da população alcançar quase 100%.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a educação for garantida gratuitamente pelo Estado, do berçário até a universidade.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando o nosso IDH for de 0,815, colocando-nos no 43º lugar e na condição de país com alto índice de desenvolvimento, bem acima da posição que ocupamos atualmente que é a de 79º.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a Unicef declarar nosso país território livre da desnutrição infantil.

O Brasil só se tornará uma nova Cuba quando a participação das mulheres no Congresso atingirem, segundos dados da União Interparlamentar (UIP), 48,9%, a terceira maior do mundo.

O risco de virar uma nova Cuba só ocorrerá quando nosso país alcançar tais índices sociais, humanos e políticos. Enquanto isso não acontecer durmam tranqüilos, senhores reacionários. Vocês continuarão deitados em berço esplêndido sonhando com as delícias de seu mesquinho mundo pequeno-burguês, enquanto a maioria do povo viverá sob o pesadelo de um país capitalista profundamente desigual, injusto, com altos índices de analfabetismo funcional, racista e machista.

Renato Nucci Jr é dirigente da Organização Comunista Arma da Crítica em Campinas, interior de São Paulo.
Sugado do: http://convencao2009.blogspot.com.br/2014/11/quando-o-brasil-se-tornara-uma-nova-cuba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário