quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Números de inovação na indústria continuam a crescer


Jornal GGN

"A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divulgou, no último dia 20, uma pesquisa que avaliou o nível de inovação na indústria brasileira. De acordo com o estudo, no primeiro trimestre de 2014, a inovação tecnológica do setor industrial voltou a crescer. Com isso, já são três trimestres consecutivos de crescimento.

No período de janeiro a março deste ano, 54% das empresas pesquisadas declararam ter realizado algum tipo de inovação de produto. No segundo trimestre de 2013, eram 46,9%, no terceiro, 47,9% e no quarto, 50,2%.

Apesar do avanço, a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal, diz que a inovação ainda está abaixo da expectativa declarada pelas empresas no trimestre imediatamente anterior. “A disposição para inovar nos três meses seguintes nem sempre se confirma”, diz. Ela entende que o empresário tem expectativas, mas que elas devem ser adequadas ao cenário macroeconômico e ao desempenho daempresa.

Ainda assim, o professor e coordenador da pesquisa, Gilberto Libânio, entende que o trabalho aponta uma tendência de crescimento da taxa de inovação e da expectativa de investimento, independentemente de o cenário econômico nem sempre ser favorável. “Embora o Produto Interno Bruto esteja em acomodação, com alguma tendência de recuo, a pesquisa sugere certo otimismo do empresário, no momento em que ele declara a intenção de investir”, afirmou.

O volume de empresas que lançaram novos produtos (já existentes no mercado, mas inédito em suas próprias linhas de produção) também vem registrando um leve crescimento. No segundo trimestre de 2013, eram 33,8% das entrevistadas, no terceiro, 34,5%, no quarto, 36% e no primeiro trimestre de 2014, 38,9%.

Os únicos dados do levantamento que apresentaram declínio foram os de inovação em processos. No último trimestre de 2013, 12,6% das empresas declararam ter investido em processos novos. No primeiro trimestre de 2014 foram apenas 8,9%."

Nenhum comentário:

Postar um comentário