quarta-feira, 14 de maio de 2014

A culpa é das estrelas vermeklhas



Uma vez li que o Brasil tem predisposição em ser uma monarquia. Digo mais: o Brasil tem predisposição em ser uma botãocracia. É um país de tolos que se acham politicamente engajados mas não compreendem o mínimo funcionamento do sistema em que vive. Acha que o maior dos problemas estruturais pode ser resolvidos por um rei (ou rainha) apenas apertando um botão vermelho na mesa da presidência.
O problema da educação? Oras, todo mundo sabe, é só investir. É só apertar o botão. Por que é que ninguém até hoje ainda não apertou? É o que indaga o sujeito super revoltado achando que nossos problemas não são resolvidos por preguiça. Daí você pergunta: que tipo de educação é essa? O que você acha da proposta do MEC de englobar matérias? O que você acha da priorização do ensino técnico? E do projeto de federalização?
Um livro com toda a culpa do PT.
Silêncio. Na mente dessas pessoas, a solução é óbvia. Não, a solução para nada no Brasil é óbvia. Há centenas de modelos educacionais brigando por espaço. Há problemas estruturais gigantes na área da saúde que não são resolvidos apenas construindo mais hospitais. E não, a culpa não é só do PT.
Esse é um fenômeno curioso, e ao mesmo tempo irritante. Todos os problemas recaem sobre o PT ou sobre o Lula/Dilma, como se vivêssemos numa ditadura (alguns diriam seriamente que sim) ou monarquia. Nem nesses regimes há tanto poder para que tanta culpa recaia sobre eles.
A gente pode estar pesquisando uma receita de bolo na internet que vemos um comentário de que o bolo ficou solado por culpa do PT. Saindo na rua de bairros de elite, se um cocô tá na calçada é culpa do bolchevismo da Dilma. Se acontece uma tragédia no Japão, a culpa é do PT, berra o Arnaldo Jabor. É como se fosse a personalização política da teoria do caos. Se o Lula solta um pum em Rondônia, toda uma cadeia eventos resulta em um tornado no Estados Unidos.
Não há nenhuma formação do funcionamento da democracia, da divisão de poderes, da responsabilidade do município, do estado ou da esfera federal. Não, não há interesse em saber o real culpado, o único interesse é de bancar o engraçadinho ou o cara super politizado colocando a culpa nas estrelas vermelhas. Isso além de ser imbecilizante, faz com que tenhamos que ficar mais tempo explicando o que não é culpa do PT em vez de realmente focar no que é culpa dele.
É por isso que temos um debate político tão rasteiro e burro no Brasil. O mais triste é que esse discurso vem em boa parte das pessoas que deveriam ser mais inteligentes, mas que talvez mostre que a nossa educação é realmente um problema, pois não ensina a pensar, e sim a apenas ensinar algum aspecto técnico.
A culpa? Claro, do PT!
Lambido do,  http://jovempolitico.com/culpa-do-pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário