segunda-feira, 9 de abril de 2012

Maiores cargas tributárias: Brasil está na 30ª colocação. Já em sonegação fiscal...

 
José Antonio Meira da Rocha em seu Blog O homem que calculava 

Compilei os dados da carga tributária de 183 países relativos a 2010. Muita gente precisa ver isso, principalmente comentaristas econômicos da velha mídia e os políticos da oposição.

A primeira tabela (clique aqui ) mostra a carga de impostos com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), com dados da organização conservadora The Heritage Foundation . O Brasil ficou no 30º lugar em carga tributária. Existem 29 países com carga tributária maior que a do Brasil. Destes, 27 são países de grande desenvolvimento humano, europeus em geral.

Aí, confrontada com a realidade, a velha mídia vai dizer: “Ah, mas a população não vê os resultados dos impostos recolhidos.” Para este tipo de mentalidade, preparei a segunda tabela, com os países ordenados pela arrecadação per capita. O Brasil está em 52º lugar em arrecadação per capita, recolhendo cinco vezes menos que os países desenvolvidos.

Querem nível de vida escandinavo com arrecadação de emergente? É a pobreza, estúpido!

Aí vão dizer: “A situação estaria bem melhor se não fosse a corrupção!” Será? Um estudo da Fundação Getulio Vargas mostrou que a corrupção impacta 2% de nosso PIB. Na década, o TCU apanhou R$7 bilhões por ano em corrupção, mas a sonegação fiscal anual atinge R$200 bilhões , segundo pesquisa doInstituto de Brasileiro de Planejamento Tributário  (IBPT). Por que o movimento “Cansei 2.0” não vai às ruas contra a sonegação, que é 28 vezes pior que a corrupção? Espero que se indignem 28 vezes mais...

Essa neo-UDN!?

Clique aqui  para baixar planilha da carga tributária mundial em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário