sábado, 21 de abril de 2012

Datafolha: Governo bate outro recorde de popularidade e eleitor adora Dilma, mas quer Lula em 2014



 
É o que mostra a pesquisa Datafolha publicada na edição do domingo, dia 22, pela Folha de S.Paulo. O governo bate mais um recorde de popularidade, com 64% de julgamentos ótimo/bom. Quando a pergunta foi “quem deve ser o candidato do PT a presidente”, porém, 57% marcaram Lula e 32%, Dilma.

Via Brasil 247 

Está para o governo Dilma Rousseff, mas o grande beneficiário político é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa é uma das conclusões a que se pode chegar pelos resultados da pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo, dia 22, do jornal Folha de S.Paulo.

O governo Dilma quebrou mais uma recorde de popularidade, alcançando 64% na classificação ótimo/bom, contra 59% obtidos no levantamento anterior, feito entre os dias 18 e 19 de janeiro. Quando os entrevistados foram perguntados sobre quem deve ser o candidato do PT a presidente da República em 2014, porém, o nome que sobressai é o de Lula. Ele conquistou 57% de respostas nessa questão, contra 32% para Dilma. “A presidente Dilma vem tendo curva crescente de popularidade e pode reduzir essa desvantagem em relação a Lula se mantiver essa trajetória”, disse o diretor do Datafolha Mauro Paulino ao jornalista Fernando Rodrigues, autor da matéria sobre a pesquisa.

Em alguns extratos da pesquisa, Dilma não só se aproxima, como também chega a superar Lula nas manifestações pró-candidatura petista para 2014. A Folha destaca que, entre os eleitores com renda acima de dez salários mínimos, Dilma marcou 48% contra 45% para Lula. Nos eleitores que têm escolaridade de nível superior, 42% defendem a reeleição da presidente, enquanto 41% disseram preferir Lula. No placar geral, entretanto, Lula abre 25% de vantagem.

Num hipotético cenário de segundo turno eleitoral contra José Serra, do PSDB, o mesmo ao qual enfrentou em 2010, Dilma, hoje, daria um banho, vencendo, segundo o levantamento do Datafolha por 69% a 21% – no resultado final de 2010, ela obteve 56,05% contra 43,95% de Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário