domingo, 5 de fevereiro de 2012

No Hemisfério Norte faz mais frio do que aqui?


Quando se fala sobre os fatores que influenciam no clima ou das características climáticas de um determinado lugar, uma observação pra lá de recorrente diz respeito à indagação que encabeça esta postagem.

A impressão de que se faz mais frio no Hemisfério Norte do que no Sul não está de todo errada. Basta observar o planisfério para perceber que ao sul da linha do Equador existe uma menor quantidade de terras emersas do que acima dessa linha imaginária; e quanto mais nos dirigimos em direção ao Polo Sul, menor é a quantidade de terras.

Tomando como exemplo as Zonas Temperadas, nas regiões de médias latitudes (em verde na representação acima), uma simples vizualização do mapa nos leva à seguinte constatação: menor o território, menor o número de habitantes e, consequentemente, menor também será a quantidade de pessoas sentindo os efeitos do frio.

Tal pensamento é tão presente que muita gente enxerga essa “inexistência” de frio intenso como um sinal de subdesenvolvimento. 

É interessante que a imagem transmitida, em muito reforçado pelo cinema, chega a carregar um sentido de “inferioridade” por não termos aqui as quatro estações do ano bem definidas. E como a maioria dos filmes que assistimos são produções estadunidenses ou europeias, que tem grande parte de seus territórios na área de abrangência da Zona Temperada do Norte, a ideia de que não existe frio abaixo do equador se propaga com extrema facilidade.

 no Geografia e Tal

Nenhum comentário:

Postar um comentário