quinta-feira, 20 de maio de 2010


HILLARY CLINTON, DILMA ROUSSEFF E MÍRIAM LEITÃO - POST ESPECIAL PARA MULHERES QUE NÃO GOSTAM DE POLÍTICA,


HILLARY CLINTON, DILMA ROUSSEFF E MÍRIAM LEITÃO

Ouço especialmente por parte das mulheres, a afirmação de que não gostam de política. Em geral, todas se mostram desiludidas, decepcionadas e há quem afirme que a política lhes dá nojo.

Não é um sentimento exclusivo das mulheres, mas, os homens reagem de outra forma, diante de sua indignação com tantos fatos que transformam a atividade política em algo aparentemente menor e que para “nada serve” além de beneficiar alguns desonestos e aproveitadores. Dizem alguns impropérios e passam a discutir futebol.

Não é sem razão que esse sentimento ganha força, e nem por acaso que os maus políticos fazem tudo o que for necessário para que o cidadão de bem não se interesse, inteire, participe e faça uma leitura mais atenta e real dos fatos que, queira, goste ou não, interferem na sua vida.

Vejamos aqui a relação da política com dois temas que são importantes para todos nós: Emprego e Paz. 

Talvez lhes tenha passado despercebido, mas, essa semana, o jornal O Globo deu continuidade a uma campanha para imputar ao governo Lula, a fama de gastador irresponsável e de lhe taxar como criador de uma herança maldita traduzida em imensa dívida bruta para o próximo governo. Veio o debate/entrevista na Rádio CBN, a jornalista Miriam Leitão tentou defender a mentira de que o crescimento da dívida bruta é mais importante que a redução da dívida líquida, e que o governo é irresponsável sob a ótica fiscal.Dilma Rousseff, a entrevistada, com toda a calma e equilíbrio, deu uma aula à jornalista Miriam, e mostrou que o crescimento dessa dívida bruta, está dentro da normalidade do momento mundial, que o acúmulo de reservas em dólar, pela liquidez que possui, reduz a dívida bruscamente, e que o governo trabalhou para não permitir que a crise econômica do ano passado, destruísse empregos e sonhos dos brasileiros.

De janeiro até abril desse ano, quase 1 milhão de novos empregos formais foram gerados no Brasil, isso é política com “P” maiúsculo, e mostra a importância e a diferença que o nosso voto pode fazer. Se o modelo que a jornalista Miriam Leitão defende estivesse em vigor, praticado pelo pensamento neoliberal recessivo e avarento que é também o dos tucanos, a história seria outra, e seria triste.

Você pode não gostar de política, mas gosta e precisa de emprego, salário, renda, crédito, financiamento imobiliário.....
Agora rapidamente, vamos falar de Paz, ou de guerra.

O presidente Lula, (representando o governo brasileiro), e o governo da Turquia, se empenharam no sentido de conseguir um acordo com o Irã, que abrisse uma janela em direção a diminuição da tensão relacionada ao Programa Nuclear daquele país. O Irã aproveitou a oportunidade para, sem ser humilhado, aceitar as exigências da AIEA, e deu um passo importante na direção do entendimento.

Hillary Clinton, representando os interesses dos EUA, simplesmente ignorou o acordo e insiste em sanções que só terão como resultado o agravamento da crise.

Você pode não gostar de política, mas, daqui a alguns anos, poucos anos, o gesto de Lula em direção a Paz, e o gesto de Hillary em direção a guerra, podem fazer toda a diferença em sua (nossa) vida.

Prevalecendo Hillary, os jovens americanos estarão mais gordos e dominando o mundo, os jovens iranianos, dizimados e famintos e os seus (nossos) filhos ou netos, mais dependentes, colonizados e talvez nem saibam mais falar a língua portuguesa.

by: 007 BonDblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário