terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O medo da invasão dos pobres



O site da BBC publica hoje uma matéria que me impressionou muito. É sobre um sistema de monitoramento por câmaras dos mais de 2 mil quilômetros de fronteiras entre o México e os EUA. Oficialmente, o objetivo é reprimir o tráfico de drogas e a novidade é que, operado pela Associação de Xerifes do Texas, as pessoas comuns usam seus computadores domésticos e o seu tempo livre para uma “caçada virtual” a imigrantes ilegais.

A câmaras vigiam trechos onde não foram construídos os muros com que George W. Bush procurou impedir a entrada de imigrantes do México, mexicanos e outros latinoamericanos atraídos pela riqueza que os EUA, em boa parte, conseguiram com a exploração econômica de seus países.

O Nafta, tratado de livre comércio que reúne Estados Unidos, México e Canadá estabeleceu a liberdade de fronteiras entre os três países. Mas para mercadorias, que podem ser produzidas e vendidas onde for mais conveniente e lucrativo

Para pessoas, não é liberalismo. Há polícia e, agora, até um Big Brother virtual para que não entrem lá, naquela velha terra das oportunidades.

Fonte: Brizola Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário