quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ubatuba em foco

Crônica de uma morte anunciada

Rui Grilo
Sábado, às 10 horas, a BR-101 deverá ser fechada pelos moradores da Pedreira com o objetivo de sensibilizar as autoridades para que instalem lombadas, passarela ou sonorizadores para que outras pessoas não percam a vida no local.

Próximo à Pedreira Baixa, os atropelamentos só diminuíram depois da instalação de lombadas, como resultado de protestos após a morte de um morador. Próximo à Pedreira Alta, os motoristas aproveitam a reta para aumentar a velocidade além do permitido. Na temporada fica quase impossível a travessia. Os ciclistas trafegam no escuro sem qualquer adesivo com pintura refletiva que permita a visualização à distância. Assim, logo que assumi a presidência da Associação dos Moradores do Bairro da Pedreira – AMBAPE – no início da primeira administração do Dudu, encaminhei solicitação ao DNIT, com cópia à Prefeitura e ao Conselho Tutelar solicitando a colocação de lombadas e iluminação na BR-101. Depois de muito tempo o DNIT colocou duas placas orientando que esse trecho da rodovia próximo à Pedreira Alta é zona de travessia de escolares. No entanto, o mato encobre as placas Perto das eleições, depois de muita cobrança, a Prefeitura instalou um bico de luz.

De antemão sabíamos que essas medidas eram inócuas devido a falta de educação de motoristas e ciclistas. A falta de iluminação dá impressão aos motoristas a impressão de que é um trecho sem moradias e a travessia da pista é um exercício arriscado, uma verdadeira roleta russa. Alguém pode estranhar o encaminhamento ao Conselho Tutelar e eu me explico .

No bairro não há escolas e as crianças e adultos tem que atravessar a pista para ir às escolas. Cabe ao Conselho Tutelar orientar as políticas públicas no sentido de defender o direito e a integridade da vida de crianças e adolescentes. No ofício, alertava ao Conselho Tutelar sobre os riscos, inclusive de violências sexuais, devido à falta de iluminação. Não sei se o Conselho Tutelar tomou alguma medida porque aqui, os órgãos públicos não têm como norma responder aos cidadãos prestando contas de sua atuação.

Agora, fica a dor da família de Nicolas Motta dos Santos, 10 anos, sobrinho do Russo da Radio Gaivota, que foi atropelado nesta segunda feira, às 19 horas, quando voltava da Escola Estadual Esteves da Silva.

Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário