sábado, 10 de outubro de 2009

Pedreira.

8/10/2009 8:46 Imprensa Livre
Pedreira

Localizado na região central da cidade, a Pedreira é dividida por duas regiões a alta e a baixa. O bairro, apesar de estar próximo ao centro comercial do município, apresenta na maioria moradias simples e está instalado entre a rodovia BR 101 e o Parque Estadual da Serra do Mar. Pela proximidade com as áreas de preservação e o crescimento ocupacional da cidade, a região foi alvo de processo de congelamento pela Justiça e prefeitura. Os moradores apresentaram algumas reivindicações à reportagem, principalmente, sobre os acessos do bairro.

Vias danificadas e íngremes

Um dos moradores mais antigos do bairro, Antonio Sobral, conhecido como Boneco, alerta para as condições da Rua Cristino Pedro, uma das principais vias da Pedreira. Ele relata que caminhões de lixo, ambulâncias e ônibus escolares trafegam pela região e correm risco de acidentes diariamente. Esses buracos são um perigo, pois aqui, ou está subindo ou está descendo uma ladeira íngreme, o que dificulta o controle dos veículos. Um caminhão já chegou a tombar, caindo dentro de um barraco desta rua. Por isso, já estamos pedindo esta melhoria da prefeitura, pois, o risco existe e não queremos mais tragédias para a região”, alerta Boneco.
Prefeitura responde:

A secretaria de Obras se prontificou a enviar um encarregado da prefeitura ao local, com o objetivo de constatar a dimensão dos problemas e providenciar as soluções necessárias. O engenheiro da prefeitura José Vital, argumenta que o mau tempo tem prejudicado muito o trabalho de recuperação das vias ubatubenses.

Armadilha

Ainda sobre as vias do bairro, a dona de casa Leolina Fernandes pede solução para uma passagem do bairro, onde o índice de acidentes é elevado. A região que abriga moradias mais carentes da Pedreira só consegue ser acessada por um trecho sobre as pedras naturais de um córrego local. Além disso, a própria passagem para pedestres sobre o curso d'água não apresenta corrimãos. Eu já estou até cansada de ver motoqueiro e ciclista caindo nas pedras, principalmente, em dia de chuva. Agora, a pontezinha é muito estreita e oferece riscos. Como um idoso passa por ali?, questiona Leolina, apontando para a passagem.

Prefeitura responde:

A secretaria se comprometeu a enviar também um encarregado ao local, especializado na manutenção de pontes e passagens.
Praça precisa de manutenção
O professor Rui Alves Grilo pede mais atenção para a praça do bairro em frente à Igreja, principal ponto de encontro das crianças residentes na Pedreira. Ele ressalta que melhorando o local, o bairro poderá ficar com um aspecto muito mais agradável. Seria conveniente que uma equipe da prefeitura viesse mensalmente ao bairro para, ao menos, cortar o mato. Com pouca coisa seria possível plantar algumas mudas e melhorar os locais, como este morro, onde ainda existe risco para as crianças, solicita Rui, acrescentando que a Pedreira ainda tem a possibilidade de receber um mirante, com bela visão da orla central, criando mais um ponto turístico para a cidade, com baixíssimo custo, sem contar na valorização do bairro.

Prefeitura responde:

A prefeitura irá averiguar a necessidade de manutenção no local e nos próximos dias e promete enviar uma equipe para realizar o serviço na Praça.

Perigo na saída para estrada

O jornalista Elísio da Mota, conhecido como Russo, pediu espaço na coluna para ratificar a intenção da comunidade em realizar um protesto no próximo sábado, solicitando atenção dos responsáveis pelo trecho urbano da BR 101, com relação à entrada para o bairro da Pedreira Alta. O radialista, que já foi morador do bairro, perdeu um sobrinho de 10 anos, atropelado no local nesta última segunda-feira. A noite aqui é um breu, não tem nada de iluminação. No entanto, o pior é a sinalização rodoviária, que coloca um monte de placa alertando para a travessia de pedestres e crianças, mas permite a ultrapassagem de veículos no trecho. Há anos pedimos lombadas ou redutores de velocidade, reivindica Russo.
Dnit responde:

A reportagem tentou o contato com a sede municipal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, no entanto, as ligações eram repassadas a uma caixa de mensagem.

ENVIADO POR: RUI ALVES GRILO

Nenhum comentário:

Postar um comentário