segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Horário de verão começa em uma semana



Na passagem do próximo sábado para domingo, os relógios serão adiantados em uma hora e final de semana terá uma hora a menos

No próximo sábado (18), na virada para o domingo, começará a versão 2015/16 do horário de verão em dez estados e no Distrito Federal, com término previsto para 21 de fevereiro, também fim-de-semana. Será a 39° vez que vigora o horário especial.

À meia-noite, os relógios terão de ser adiantados em uma hora, tornando o fim de semana o mais curto do ano 2015, com 47 horas de duração. A hora perdida será recompensada ao final do período, quando, ao se atrasar os ponteiros em 60 minutos, o fim de semana terá 49 horas (o mais longo de 2016).

As estimativas do governo são de que o horário especial vai gerar uma economia de R$ 4 bilhões ao sistema elétrico interligado (SIN). por causa do deslocamento da luminosidade natural para mais tarde e consequente retardamento no acionamento da iluminação pública. Sem o horário de verão seriam consumidos mais 2.250 megawatts de energia no período, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O horário também ajuda a reduzir o risco de apagões, pois acontece o alongamento da curva do pico de consumo causado pelo desencontro entre o acionamento do chuveiro e ar condicionado domésticos com a iluminação pública. O risco de sobrecarga e queda de energia no sistema fica menor. O horário provoca redução de 4,6% na demanda por energia no horário de pico (aproximadamente entre 18h e 20h).

Estados que ficarão uma hora adiantados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário