quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Brizola, as praias, o racismo e a Globo

praia

Por Douglas Belchior


Em agosto último, o noticiário alternativo denunciou ao mundo a prática racista da PM do Rio de Janeiro que, a mando dos governos municipal e estadual, impediram a chegada de ônibus vindo do subúrbio à zona Sul do Rio, reduto das famosas praias e da gente branca e rica que vê na presença de jovens negros, não apenas um risco de arrastões mas também um incômodo pela simples presença de seus corpos.

Carta CapitalRevista ForumBrasil247DCM,  Esquerda DiárioBrasil PostCatraca LivreEbcJusBrasilEl Pais e até as vendidas ExtraGlobo e Folha deram destaque ao fato que, de novo, não tem nada.

A praia não pertence a alguns poucos. Pertence a todos. É como os canais de televisão: Pertence a todos. Um concessionário não pode discriminar.”


Passeando pelo FaceBook, eis que a time line me apresenta um vídeo de Leonel Brizola, em entrevista ao Jô Soares na primeira metade dos anos 90, ainda enquanto governador do Estado do Rio de Janeiro. Nele, o saudoso governador faz uma brilhante narrativa sobre o papel da Rede Globo e das elites cariocas na massificação do ódio, do racismo e da política de higienização historicamente imposto à cidade.

Vale muito a pena assistir.


Disponível também na FanPage Iconoclastia Incendiária, via Face de Tamara Naíz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário