terça-feira, 14 de abril de 2015

SOBRE COXINHAS, MULHERES E OUTROS MAIS

PERSONAGENS DO 12 DE ABRIL: Homens, meninos, avós e ciranças. E muitas mulheres


Dia 12 de abril. Sol. Domingão.... O típico dia paulistano pra passear e sair com a família, andar pela Paulista e se preparar para a semana seguinte. É essa a agenda de muitos paulistanos e paulistanas típicas que saem de casa no domingão para passear, e curtir com a família, para de noite comer uma pizza e esperar a semana que começa. Vamos com a família para a rua e ver o lindo céu azul "de brigadeiro" e esperar a segunda-feira chegar. Domingo de sol, dia perfeito para fazer uma caminhada e andar pela Paulista.

Não, leitor, você não está confuso. Essa é a introdução mais apropriada para o longo domingo de apenas algumas horas passadas na Paulista dia 12 de abril. Foi mais do mesmo. Foi uma confusão de ideias, de propostas, de propósitos e de ataques e de desinformação. Ou mal caratismo. Ainda tentando e organizando as ideias sobre o que aconteceu por lá, vamos aos personagens.


FORO DE SÃO PAULO: Para o manifestante que não quis se identificar, "Lula e Fidel criaram o Foro de São Paulo para criar a Pátria Grande Socialista". Já participou, segundo sua lembrança de pelo menos 10 manifestações contra o PT. Se diz contra todos os partidos.
Momento Vergonha alheia 1: Participam do Foro de São Paulo 26 países e não só os da America Latina.
Fora Foro de São Paulo 

Partidos brasileiros que compõem o Foro de São Paulo 



LEMBRANDO JÂNIO QUADROS: Com uma vassourinha em punho, o aposentado queria fazer uma "alusão à Jânio". Se diz contra "tudo que está se falando". Não quer ser "enganado novamente". Com a família (genro, netos, filha), deixa os parabéns para a repórter e despede-se: NON DUCOR DUCO!!
Momento vergonha alheia 2: A frase de "impacto" dita pelo aposentado é a do brasão da capital paulista, e quer dizer: Não sou conduzido, conduzo. 


Varre, varre, Vassourinha!!



HERÓIS COMO DOM PEDRO: Para construir um futuro melhor para seus filhos e seus netos, a dona de casa Egle, 55, saiu às ruas no domingo de sol. O seu lema é "Viva Sérgio Moro!!". Seu desejo é que Sergio Moro seja tão "idolatrado quanto Dom Pedro e Tiradentes e todos heróis que nós já tivemos". Com um cartaz contra a corrupção do Petrolão e do Mensalão, pergunto se ela já ouvira falar de Trensalão... "Não! Afinal, é tanto "salão""... ..."eles acabaram com nosso país e eu tenho direito de estar aqui vestida de verde e amarelo! É a minha pátria!!" (a manifestante usava branco). Mais uma pergunta sobre a Operação Zelotes (que investiga fraudes na Receita Federal que podem ter dado prejuízos de R$ 19 bilhões) ela diz que está acompanhando tudo. "Esse partido se travestiu de pobre para espoliar o país". "Eu sou uma cidadã e tenho o direito de estar aqui e dizer isso". Egle diz ainda que lutou para tirar o país da ditadura. 


A dona de casa Egle pelo fim da coligação.



BOLSONARO NA PASSEATA: A chegada de Jair Bolsonaro ao caminhão do Revoltados On Line foi um grande momento. Marcelo Reis desceu do caminhão (cercado e protegido por seguranças) para recebê-lo pessoalmente no chão. Depois de inúmeras selfies, muitos "Obrigado, Capitão!!", Bolsonaro consegue subir ao caminhão. Durante a execução do hino nacional (que seria tocado de hora em hora até o final da passeata) Bolsonaro chora! As pessoas (mulheres) que estão assistindo choram também.








CANALHAS QUE ESTÃO NO PODER: "Meus filhos tiveram que deixar o país pois não tem segurança e não tem saúde" declara Mirna, 57, consultora da área financeira. 
"Me manifesto para que todos tenham o mesmo direito e o poder de ir e vir". Pergunto o que ela pensava sobre o PSDB: "São todos iguais", responde.







Muitos outros trios espalhados pela Avenida. Um deles montou uma jaula e prendeu um Lula dentro (ainda com severas dúvidas se a intenção seria uma cela). As crianças corriam livremente gritando: "Fora PT" enquanto seus pais bebiam cerveja e comiam pipoca. O vendedor de pau de selfie reclamava do movimento: "Já são quatro horas e ainda tenho alguns pra vender. Hoje tá fraco". 
Várias tendas montadas na esquina da Paulista com a Alameda Campinas colhiam assinaturas para o Movimento Federalista. O seu fundador, o Presidente do Partido Federalista Thomas Korantai, Empresário, declara que o Movimento foi fundado para tirar a concentração de poder de Brasília. Para o empresário (que cita o Foro de São Paulo) o movimento está na rua para "trocar o modelo, já que as coisas sempre foram ruins no Brasil". Sua ideia é que os estados administrem seus próprios recursos. "São Paulo que é o Estado que mais produz é o que mais deve", afirma Thomas (NON DUCOR, DUCO!). Sua preocupação é ainda com o fato de que "em 23 anos o país passou por dois impitimans". "O problema não são as pessoas, é o modelo. É um modelo anacrônico, errado, doente". De acordo com seu modelo, a República Federativa do Brasil teria estados autônomos com a seguinte estrutura: Moeda, Forças Armadas, Corte Suprema (STF) e Relações Externas além de algumas poucas secretarias normativas, e fim dos ministérios. Os Estados teriam autonomia Legislativa, Tributária, Judiciária e Administrativa. As cidades teriam liberdade de eleger vereadores não remunerados ou conselhos administrativos, podendo escolher Prefeitos terceirizados, opa, Prefeitos sem partido, que poderiam ser contratados para administrar as cidades. 
Pergunto ao Presidente do Movimento Federalista o que ele pensa sobre a democracia: "É preciso tomar muito cuidado com a Democracia. Pois a democracia que o governo e o PT querem, uma democracia nacional, pode levar o país para o socialismo, e esse é um perigo muito grande". Seu movimento quer um único referendo para uma nova Constituição Federalista, com participação pela internet. Um "comitê de notáveis vai corrigir ou aproveitar tudo que a população mandar, baseado numa proposta, um 'ensaio constitucional'" que o seu movimento já tem pronto. Esse processo seria conduzido por um presidenciável, que seria eleito pelo povo e a partir daí autorizar esse referendo, pois "a população é a verdadeira dona do povo, não os políticos, e não os partidos". 
Questionado sobre se o movimento estaria presente em outros estados, Thomas explica que o movimento está em outros estados e é constituído por uma entidade técnica e uma política, que é o Partido Federalista, que está sendo fundado para isso. Thomas Korantai estava na Paulista com seu 'staf" no dia 12 de abril para colher assinaturas e fundar o partido do qual ele já é Presidente. Até aquele dia já haviam sido colhidas 50 mil assinaturas. Sua perspectiva é que até agosto, seu partido esteja registrado e possa ser regularizado. 
Deixamos abaixo a íntegra da entrevista caso você ainda queira saber mais sobre essa proposta.

Mais uma caminhada pela Paulista. Paramos em frente ao caminhão que pedia intervenção militar. Ali, muitas senhoras de verde e amarelo em frente ao caminhão. Um rapaz de pouco mais de 30 anos, careca, branco, bem branco, com cavanhaque falava ao microfone. Seu desejo era de que a Dilma não fosse impitimada. Segundo suas palavras "devemos fazer a intervenção militar, pois assim ela será presa. Se tiver impitiman, ela fica livre e não é isso que nós queremos. Queremos que ela seja presa para devolver o dinheiro que ela roubou". 

Muitas cervejas e pipocas depois, as famílias vão deixando a avenida. Hora de ir para a casa. A temperatura está caindo. As crianças continuam gritando "Fora PT". 
A prefeitura já chega com os caminhões pipa para lavar a rua. Amanhã é dia de branco e São Paulo, como todos sabemos, não pode parar... E o Fantástico já vai começar.
do: http://antoniadazza.blogspot.com.br/2015/04/sobre-coxinhas-mulheres-e-outros-mais.html?spref=fb

Nenhum comentário:

Postar um comentário