domingo, 16 de novembro de 2014

Dilma e o Dispositivo Assis Brasil


Jango, o general Assis Brasil e o primeiro-ministro Tancredo Neves. O neto dele tornou-se conspirador.
GGN

"No dia 20 de outubro, um observador da cena política, consciente do teor explosivo da Lava Jato, enviou a seguinte mensagem para um dos principais estrategistas de Dilma Rousseff:

"Uma dica para tentar esvaziar de vez o caso Petrobras.

Os dois candidatos jogaram todas as sujeiras possíveis na mesa e elas tendem a se espalhar em ritmos diversos. Contra a Dilma, pesa exclusivamente o caso Petrobras; contra Aécio, uma dezena de casos sem resposta satisfatória.

Imagine a Dilma convocando uma entrevista coletiva para uma tentativa de resposta definitiva ao caso Petrobras, sabendo que não há o menor envolvimento dela com as questões levantadas

Na entrevista, ela admitiria os problemas da Petrobras e, junto, uma proposta didáticapara resolver definitivamente a questão.
Tipo:
  1. Em uma empresa grande, demora para informações e pessoas chegarem até o presidente. Precisam passar primeiro pelo guarda, depois pela portaria, fazer cadastro, depois marcar audiência. Tem muitas outras pessoas precisando falar. E não tem como saber, antes, o que é mais ou menos importante. É por isso que algumas pessoas às vezes conseguem burlar os sistemas de controle e praticar malfeitos.
  2. Foi o que ocorreu na Petrobras. Algumas pessoas sabiam o que estava acontecendo, mas não tinham como chegar à presidente. E sem ter a informação, não havia como a presidente agir.
  3. Essas são as principais lições que tiramos do caso Petrobras. Analisando o ocorrido, decidimos tomar um conjunto de decisões para sanar de vez esse problema.
E aí vem o estoque de medidas possíveis: uma auditoria permanente, para receber denúncias; alguém da AGU diretamente ligado à presidência, uma equipe filtrando permanentemente as denúncias".

Obviamente, a estratégia só teria eficácia se montada antes da eclosão pública da Operação Lava Jato.

Mas não adianta.

O país é outro, os tempos são outros.

Mas às vezes passa a impressão de as estratégias políticas de Dilma são ainda mais inócuas que o Dispositivo Assis Brasil - o famoso dispositivo militar anti-golpe que o grupo de Jango só descobriu que não existia no dia 1o de abril de 1964."

Nenhum comentário:

Postar um comentário