sexta-feira, 6 de junho de 2014

Até os notívagos abandonam a TV aberta

Altamiro Borges, Blog do Miro 
“Os telespectadores notívagos também estão deixando a TV aberta. Medição de audiência na Grande São Paulo mostra que o número de televisores ligados durante a madrugada permanece igual, mas, mesmo com os investimentos das emissoras na faixa horária, o público está buscando outro tipo de entretenimento. Em 2012, a Globo registrou da meia-noite às 6h média de 5,7 pontos de audiência. Caiu para 5,3 pontos em 2013, e vem marcando, neste ano, 5,2 pontos”. A notícia foi publicada nesta quinta-feira (5) por Keila Jimenez, da Folha. Ela confirma o inferno astral das tevês privadas, que afundam na crise – o que não significa a redução de lucros de seus bilionários proprietários.

Ainda segundo a matéria, a queda de audiência não atinge somente a poderosa Rede Globo. “Vice-líder noite adentro com séries americanas, o SBT registrou na faixa horária, em 2012, média de 3,4 pontos. Neste ano, vem marcando média de 3,2 pontos. Tomada por programas religiosos na madrugada, a Record vem perdendo público. Passou de 2,2 pontos em 2012, para 1,9 em 2013, e tem registrado 1,4 pontos neste ano. A Band marcou 1,2 pontos em 2012 e vem marcando 1 ponto em 2014. A Rede TV! manteve audiência na casa do 0,4 ponto”. Cada ponto no Ibope – que já foi batizado pelo “Globope” pelo blogueiro Paulo Henrique Amorim – equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Para Keila Jimenez, que acompanha atentamente a evolução das tevês, os índices confirmam que os telespectadores procuram outras formas de entretenimento “Nos últimos três anos, o total de aparelhos ligados da meia-noite às 6 horas na região foi de 17,5%. Portanto, o público coruja continua acordado, mas está migrando para canais pagos, serviços de vídeo sob demanda e videogames”. De fato, estudos recentes indicam o aumento da audiência da tevê por assinatura. De janeiro a maio deste ano, a média diária dos “outros canais” (OCN, sigla do Ibope para denominar canais pagos) foi de oito pontos, ante 6,7 pontos do mesmo período no ano passado – um crescimento de cerca de 20% na audiência em São Paulo.

Na tevê paga, a Rede Globo não reina sozinha. Outros canais, inclusive estrangeiros, disputam a audiência. Em outro artigo, Keila Jimenez já havia alertado que a televisão por assinatura ocupa hoje o segundo lugar em audiência na região metropolitana de São Paulo, “e já representa quase 60% da audiência da Globo. Nesse ritmo de crescimento, a TV paga pode ultrapassar a líder em menos de três anos... Na faixa nobre (das 18h à meia-noite), a mais cara da TV, os canais por assinatura tiveram um crescimento de audiência de 21%, com média de 10,6 pontos. A Globo caiu 10%, marcando 21,2 pontos”. 

Além da tevê paga, as emissoras são vítimas do crescimento da internet, que atrai principalmente os jovens. Como se observa, não está nada fácil manter o atual modelo de negócios da tevê aberta!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário