domingo, 27 de outubro de 2013

DA ESPIONAGEM GLOBAL INSTITUCIONALIZADA



"Merkel ao telefone. Ela está muito irritada".

Patrick Chappatte

EUA espionaram Merkel por mais de 10 anos, diz revista

Os Estados Unidos espionaram o celular da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, por mais de dez anos, segundo informou neste sábado (26/10) a revista alemã Der Spiegel. De acordo com a publicação, o presidente Barack Obama disse a Merkel que teria parado a prática se soubesse o que estava acontecendo.

Der Spiegel, cuja edição será publicada amanhã (27), revela que espionar Merkel já aparece na lista de “coleta especial” da NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês) em documentos de 2002, três anos antes de ela ser eleita chanceler. A ordem de vigilância à líder alemã seguia em vigência poucas semanas antes da visita de Obama a Berlim, em junho. (...).

A publicação acrescenta que, em 2010, os Estados Unidos contavam com cerca de 80 centros de espionagem ao redor do mundo, 19 dos quais em cidades como Madri, Berlim, Paris, Roma, Praga e Genebra.

Obama se desculpou com Merkel quando ela telefonou para ele na última quarta (23) cobrando explicações sobre a suspeita de que tinha sido espionada (...).

O presidente norte-americano teria dito também que não sabia que a chanceler estava sendo espionada. (...).

A Alemanha deve enviar chefes da inteligência a Washington na próxima semana para tentar obter respostas sobre as alegações de que Merkel teria sido espionada. Na quinta (24), diplomatas alemães e brasileiros se reuniram em Nova York para discutir a espionagem dos EUA. Eles desejam que a ONU vote resolução por privacidade na internet ainda esse ano. (Fonte: aqui).

................
A notícia deixa claro que as ações adotadas pelos EUA transcendem a figura de Obama... 
http://domacedo.blogspot.com.br/2013/10/da-espionagem-globalinstitucionalizada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário