sexta-feira, 5 de abril de 2013

Religiões... Qual delas está com a verdade?



A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil (Sêneca, filósofo romano)
Onde está a verdade?
     Se perguntarmos a um adepto do judaísmo, ele dirá que não existe nenhuma  outra verdade fora da Bíblia Sagrada. (Velho testamento, ou Torah).
     Se perguntarmos a um adepto do Islamismo, ele dirá: "Não existe outra verdade fora de Maomé e do Alcorão".
     Se perguntarmos a um adepto do Cristianismo, ele dirá: Não existe outra verdade fora de Jesus e a Bíblia Sagrada, tanto do velho, como do novo testamento".
     Se perguntarmos a um adepto do Budismo, ele dirá: "Não existe nenhuma verdade fora dos ensinamentos de Sidarta Gautama ( Buda)".
     Se perguntarmos a um adepto do Hinduísmo, ele dirá: : "Não existe nenhuma verdade fora da coleção dos livros sagrados vedas".
     Se perguntarmos a um espírita seguidor de Alan Kardec, ele dirá: "Não existe salvação fora da purificação do espírito, purificação esta conseguida com o exercício do amor ao próximo e a caridade, sempre com base nos livros de Alan Kardec".
       Existem outras tantas religiões de menores expressões, às quais, se também perguntarmos a seus adeptos, serão ditas as mesmas coisas. Nossa crença esta baseada numa suposta verdade absoluta. Que eu saiba, verdade é uma só, mas as religiões a fragmentaram de tal maneira que cada um tem sua verdade particular. Então, cabe a pergunta: "Se todas estão absolutamente certas, onde se encaixa a verdade e qual das religiões  realmente tem razão?"
Para complicar...
       Outro fato que complica mais são os costumes impostos pelas leis religiosas. Ai a coisa fica totalmente bagunçada. Existem religiões que são mais liberais, não há muitas restrições. Mas, por outro lado, existem as mais radicais, que impõem restrições muitas vezes até absurdas.
Adventista do sétimo dia... suas restrições: Não pode comer carne de porco, não pode trabalhar no dia de sábado. Se perguntarmos a outros religiosos que professam outras religiões, dirão isso é uma grande besteira, não tem nada a ver.
Testemunha de Jeová: não pode aceitar transfusão de sangue, mesmo estando morrendo. Se perguntarmos aos outros religiosos de outras religiões, dirão isso é uma aberração é uma falta de humanidade.
Católica: não se pode separar casamentos; padre não pode casar; ninguém pode usar camisinha; não pode comer carne na sexta feira santa. Se perguntarmos aos outros religiosos de ouras religiões, eles dirão isso tudo esta errado.
Islamismo: Não se pode impedir os homens de terem varias esposas; é permitido a opressão sobre as mulheres. Se perguntarmos aos outros religiosos de outras religiões, eles dirão que isso é uma aberração.
Judaísmo, Não aceita Cristo como salvador e só acreditam no Velho Testamento. Se perguntarmos aos religiosos cristãos, que são 33 por cento da humanidade, eles dirão que isso é uma heresia descabida.
Budismo: Buda pregou uma doutrina atéia. Ele não negou, mas também não se preocupou com a existência ou não de Deus. Ignorou-a como sendo inútil porque cada um deve confiar só em si mesmo: divindades e demônios não ajudam nem atrapalham. O Budismo se preocupa em aprimorar as pessoas para torná-las verdadeiros seres humanos. Se perguntarmos aos outros religiosos, eles dirão que isso é um absurdo.
Se Deus é um só porque existem estas divergências?  O que para uns é normal, para os outros é anormal. Onde se encaixa a verdade? Desta maneira, Deus, se existir, deve estar confuso; ele deve perguntar para si mesmo, o que esta acontecendo com meus filhos. Entre as religiões, a mais confusa é o Cristianismo, porque a fragmentação que houve primeiramente, a Católica se dividiu em duas vertentes, de um lado católicos, do outro lado protestantes hoje chamados de evangélicos. A coisa não parou ai. A religião evangélica continuou a se subdividir de uma maneira que parece não ter fim, cada dia surge uma nova denominação, cada uma puxando a brasa para a sua sardinha.
Paulo Luiz Mendonça.
Nota: Existem muitas provas incontestáveis da não existência de Deus, mas os fanáticos religiosos não querem nem ouvir falar nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário