segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Eles perderam mais uma vez





Enquanto segue a discussão sobre qual foi o partido ou político vitorioso nacionamente no pleito do último domingo, prefiro investigar quais foram os maiores perdedores. Sobre isso não tenho nenhuma dúvida: a grande imprensa perdeu. Os personagens mais influentes e, portanto, os maiores derrotados são, pela ordem: As Organizações Globo, o  Grupo Folha e a Editora Abril. Os três, em conluio, mais uma vez atuando como um partido de oposição, tentaram ditar os rumos da política nacional.

E, de novo, a exemplo do que aconteceu em 2002, 2004, 2006, 2008, 2010 e, agora, em 2012 quebraram a cara. É cada vez mais clara a perda de importância política (não econômica) que esses atores vão adquirindo. Desde 2002 atuo diretamente com a cobertura política em telejornalismo. Por isso, não sou mero observador, sou testemunha ocular, com assento na cozinha das redações.

Acho até que, se eles insistirem em esticar mais a corda, vão precipitar na sociedade uma demanda pelo cumprimento das leis de concessão, pela proibição da propriedade cruzada (quando um veículo concentra vários meios simultaneamente) e o fim do oligopólio.

maureliomello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário